Os Cinesitraquinas

O que fazemos

Cinesiterapia Respiratória Pediátrica

Cuidados Respiratórios ao Recém-nascido

Cinesitraquinas nas Creches

Consulta
ao Domicílio

Consultas
Online

Produtos Cinesitraquinas

Este é o nosso trabalho

Os Cinesitraquinas trabalham, diariamente, em prol do bem-estar dos bebés e crianças, dos pais e de toda a família.

O Enfermeiro Especialista é o enfermeiro com competência científica, técnica e humana reconhecida para prestar cuidados gerais e especializados na sua área de especialização clínica (Decreto-lei n.o 104/98, Artigo 4, alínea 3). Por sua vez o EEER “concebe, implementa e monitoriza planos de enfermagem de reabilitação diferenciados, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas. (…) A sua intervenção visa promover o diagnóstico precoce e ações preventivas de enfermagem de reabilitação, (…) assim como proporcionar intervenções terapêuticas (…) ao nível das funções: neurológica, respiratória, cardíaca, ortopédica e outras deficiências e incapacidades” (Regulamento n.o 125/2011, p.8658).” in Guia Orientador de Boa Prática – Reabilitação Respiratória.
Trabalho desenvolvido por: Ordem dos Enfermeiros-Conselho de Enfermagem e Mesa do Colégio de Enfermagem de Reabilitação, 2018, disponível abaixo:

Enfermeira Marisa Cinesitraquinas com bebé
Enfermeira Marisa Pereira com bebé em domicilio

A Cinesiterapia Respiratória Pediátria é indicada para o tratamento de problemas respiratórios de recém-nascidos, bebés e crianças. E pretende prevenir ou reduzir o impacto da obstrução consequente das secreções no sistema respiratório.

Cinesiterapia Respiratória Pediátrica

Desta forma, a Cinesiterapia Respiratória, também conhecida por ginástica ou massagem respiratória, consiste num conjunto de técnicas terapêuticas manuais que visam a recuperação da função respiratória, através da drenagem de secreções.

As manobras de tratamento têm como objetivo mobilizar e expulsar essas secreções infeciosas trazendo uma melhoria significativa da sintomatologia do doente.

O recurso a estas técnicas num quadro de bronquiolite, no recém-nascido e bebés, têm se observado uma melhoria efectiva e por esse mesmo motivo ser recomendada por médicos pediatras, alergologistas, pneumologistas, entre outros.

O contacto com os Cinesitraquinas

Os contactos dos nossos enfermeiros estão disponíveis, publicamente, no nosso site e nas nossas redes sociais.
Reconhecemos a dimensão da preocupação e o “pânico” dos pais ou cuidadores quando enfrentam uma possível infeção respiratória. E sabemos o quanto avassalador pode ser um internamento.
A nossa aposta é e será sempre na educação para a prevenção, que tem início antes das infeções respiratórias acontecerem. E por isso estarmos sempre disponíveis para o vosso contacto.

As nossas Redes Sociais

Toda a informação disponível nas nossas redes sociais são pequenos apanhados de informação que consideramos importantes e que os pais devem conhecer, contudo não são diagnósticos nem receitas milagrosas.
Se o seu filho apresentar sinais de infeção respiratória deve contactar um profissional de saúde.

Os Cinesitraquinas estão sempre disponíveis para avaliarem o seu traquinas e ajudarem ou encaminharem-no (em casos mais graves) para onde o possam ajudar.
Qualquer que seja a situação do seu traquinas não é recomendável automedicar com base do que vê e lê na Internet.
Conte connosco!

Enfermeiro Carlos da Cinesitraquinas com recém nascidos

Todos os dias pedem-nos informações sobre a nossa Consulta de Cuidados Respiratórios ao Recém-nascido. Estas consultas são especiais e dedicadas a recém-nascidos e devem ser realizadas no decorrer do primeiro mês de vida.

Cuidados respiratórios ao Recém-nascido

O objetivo desta consulta é avaliar a respiração do bebé, ensinar os pais a executarem a técnica da lavagem nasal e alertá-los para os sinais de alerta que podem ocorrer nos primeiros dias de vida.

O contacto com os Cinesitraquinas

O objetivo desta consulta é avaliar a respiração do bebé, ensinar os pais a executarem a técnica da lavagem nasal e alertá-los para os sinais de alerta que podem ocorrer nos primeiros dias de vida.

Devido à imaturidade do sistema imunitário do bebé, poderá haver complicações respiratórias que prejudicam o seu bem-estar, nomeadamente a amamentação/alimentação, o sono e o seu desenvolvimento.

Focada em melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento do bebé, esta consulta, promove e avalia:

A Nossa Missão Cumprida

Sabemos que ao irmos embora deixamos uma família munida de informações e ferramentas muito úteis para o bem-estar do bebé, assim como, uns miminhos dos nossos parceiros.

Enfermeiro Carlos Costa na Creche

É comum ter-se a ideia de que as crianças que frequentam creche/infantários/colégios são mais susceptíveis a contraírem infeções respiratórias e com isto, estarem mais sujeitos aos internamentos hospitalares.

Mas será que esta ideia pode ser analisada de forma tão superficial?

Se tem uma creche, ou infantário, ou colégio e gostava de receber uma visita da equipa dos Cinesitraquinas, entre em contacto.

Cinesitraquinas nas Creches

Uma das realidades que mais constatamos nesta idade é o curto espaço de tempo com que uma infeção respiratória se pode desenvolver. Na verdade, desde o momento em que surge o “pingo no nariz”, pequenos episódios de tosse e/ou espirros até ao momento em que existe uma infeção respiratória (bronquiolites e pneumonias) diagnosticada, o período de tempo é por vezes muito rápido.

Está provado que as crianças, devido à imaturidade do seu sistema respiratório e a falta de consciência da importância da higiene das vias respiratórias por parte de alguns pais, acabam por desenvolver com alguma facilidade estas infeções, transmitindo-a posteriormente outras criança de uma forma relativamente fácil.

Porém, nada está mais errado do que ter a ideia de que as crianças estarão obrigatoriamente doentes só porque frequentam uma creche. Nada disso!
Frequentar uma creche exige sim uma vigilância mais apertada da respiração do seu bebé e os cuidados essenciais para manter as vias aéreas livre de secreções.

Os Cinesitraquinas acreditam na prevenção e é neste sentido que todos os anos cria protocolos com creches localizadas na sua área de actuação.

Vamos à Creche!

Semanalmente, os Cinesitraquinas visitam estas creches e avaliam as suas crianças, mantendo uma vigilância apertada do seu aparelho respiratório, estando simultaneamente disponíveis para ajudar os pais a manter essa mesma vigilância e a manterem as vias aéreas sempre limpas. É para isso que nós, Cinesitraquinas, trabalhamos e nos dedicamos, tendo sempre em mente não só a saúde das crianças, como também o bem-estar dos pais.

© 2023 Todos os Direitos Reservados. Design natacha.pt.